Dia de Alerta contra o uso excessivo de álcool conta com palestras, cursos e simulação no trânsito

Yara Camargo / Agência USP

Curso de direção segura, apresentação de coral, exibição de filmes. Várias atividades marcaram o Dia de Alerta sobre o uso excessivo de álcool nas universidades, na manhã desta quarta-feira (22), na Cidade Universitária. Essa foi a terceira edição do projeto organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) da USP e, esse ano, contou com a participação de 31 unidades de todos os campi.
“Esse dia serve para mostrar para as pessoas quais as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas”, alertou Eliane Arouca, psicóloga do Programa de Prevenção e Tratamento do Uso de Drogas na USP (Produsp).

“O problema não se resume apenas aos dependentes, mas a todo o custo social causado pela bebida: acidentes de carro, violência, brigas. Falta no país uma política séria de prevenção. As pessoas têm poucas opções de lazer e bebem pra se divertir”, concluiu. Segundo a psicóloga, quando uma pessoa se torna dependente, normalmente só procura ajuda quando já está num estágio muito avançado da doença, o que dificulta o tratamento.

No debate, após a abertura do evento, às 8h15 horas, no Auditório do prédio da Administração da Escola Politécnica (Poli), que contou com uma apresentação do Coral da Poli, foi exibido o filme Despedida em Las Vegas, com o ator Nicolas Cage interpretando um homem que decide beber até morrer. A partir do filme, foi promovido um debate entre os participantes e Eliane. “O que mais me chama a atenção nessa história, principalmente por ser a reação mais comum da sociedade, é a omissão das pessoas ao redor do dependente”, comentou a psicóloga sobre o preconceito que envolve esse tema. A terceira edição do evento conseguiu mobilizar mais pessoas com relação ao ano passado. “O curso de direção segura atraiu mais gente esse ano”, disse Catarina Delgado, organizadora do Dia de Alerta e também psicóloga do Produsp.

O curso, oferecido pela Porto Seguro, foi ministrado durante toda a manhã na Av. prof. Luciano Gualberto, que foi parcialmente interditada no trecho em frente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Esse ano, 45 voluntários participaram do curso, que transmite alguns conselhos sobre como se portar em situações de risco. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre curvas, pista molhada, frenagem repentina envolvendo outros veículos e pedestres. “Esse curso é um compacto do que é oferecido para clientes do Auto Jovem”, explicou Carla Nagabe, da Porto Seguro.
Alcoólicos Anônimos O Dia de Alerta sobre o uso excessivo de álcool nas universidades marcou a inauguração da primeira sede do Grupo Alcoólicos Anônimos (AA) no campus da USP de São Paulo. “Durante todo o dia haverá pessoas no AA para atender aos interessados em participar do grupo”, antecipou Catarina. “Em todas as atividades previstas foi divulgado a abertura dessa sede”, informou. O endereço do AA é Rua do Anfiteatro, 295, Cidade Universitária, São Paulo. O horário de funcionamento será das 18 às 20 horas, às segundas, quartas e sextas.

O telefone da central de atendimento é (0XX11) 3315-9333.

Fonte: http://noticias.usp.br/canalacontece/imprimir.php?id=1640